Solciolar

Projetos Similares

• Solciolar IoT

Descrição

O projeto Solciolar foi realizado para construção de um aquecedor solar com 50% de produtos recicláveis, utilizando garrafas PET e caixas de leite longa vida baseado na patente aberta realizada por José Severiano Vieira Aquino e seu parceiro disseminador da tecnologia na região de Sorocaba/SP Sr. Carlos Roberto da Silva Monteiro.

O objetivo do projeto foi a validação, através de estudos de engenharia, da funcionalidade do sistema para que houvesse maior credibilidade na disseminação do projeto, além de ser um processo educativo para alunos das engenharias FACENS, utilizando conceitos práticos de Física e Elétrica.

Para o desenvolvimento do projeto a COCA COCA - através da Sorocaba Refrescos tornou-se uma empresa parceira mediante a doação de PETs de refugo de produção.

O estudo realizado concluiu que o resultado de aquecimento de água enquadrou-se no esperado, visto que a água atingiu uma temperatura, em dias quentes, de 52 ºC.

As medições foram realizadas em março de 2015, durante 21 dias, de 30 em 30 minutos e atestaram que o sistema apresentou uma capacidade de aquecimento acima de 10 ºC em relação ao ambiente externo.

Atualmente os resultados do projeto Solciolar são apresentados no programa Coletivo Coca Cola de Sorocaba/SP e Itu/SP através de palestras e oficinas com objetivo de capacitar jovens em ambiente de vulnerabilidade social a construírem seus próprios aquecedores, bem como, ministrar conceitos da sustentabilidade, conscientização ambiental e incentivo aos estudos e profissionalização.

Baseado nas dificuldades encontradas pesquisa em campus para coleta de dados o estudante líder do projeto, Samuel Vanetti, criou um projeto paralelo denominado de Solciolar IoT, o qual tratou-se de uma miniestação meteorológica para captação de dados visando o monitoramento online da performance do sistema de aquecimento de água por meio de arduíno.