Roda D'água

Compartilhar

Time

  • Mariana Reis – Coordenadora do Eixo Meio Ambiente
  • Aluno Samuel Vanetti – Líder do Projeto
  • Aluno Rafael Salvestro

Projetos Similares

Descrição

Os danos ambientais causados pelas catástrofes que ocuparam a mídia, nestes últimos anos, são insignificantes, quando comparados aos danos cumulativos, na maioria das vezes, imperceptíveis, provocados pela grande quantidade de poluentes menores disponibilizados ao meio ambiente de maneira constante e gradativa.

De forma a conscientizar a população sobre os impactos dos resíduos sólidos eliminados em locais inapropriados, bem como, facilitar o processo de limpeza dos corpos hídricos e promover a educação ambiental para população, surgiu o projeto RODA D’ÁGUA. Este é um aperfeiçoamento de uma proposta similar já aplicada em Baltimore Harbor East Marina, nos Estados Unidos.

O projeto RODA D’ÁGUA, pioneiro no Brasil, consiste no desenvolvimento, em escala menor, de uma balsa contendo duas rodas, que rotaciona um eixo, contemplado por aletas, que aproveitam a energia hidráulica (corrente do corpo hídrico) e a energia solar, fornecida pelos painéis solares (instalados na cobertura da estrutura), para conduzir, por esteiras mecânicas, os resíduos presente no corpo hídrico até uma caçamba. Estes resíduos coletados serão destinados para tratamento ou descarte, conforme leis ambientais.

O objetivo desse projeto é difundir uma nova tecnologia para a recuperação dos corpos hídricos brasileiros, bem como buscar patrocinadores para a execução em escala real.

O protótipo, desenvolvido totalmente no FabLab Facens, encontra-se exposto na sala do Smart Campus Facens.