FabLab

Compartilhar

Time

  • Adriano Pila - Ex-Coordenador do Eixo Educação
  • Siron Pereira - Líder do Projeto
  • Felipe Greghi

Projetos Similares

Descrição

O FabLab Facens foi o primeiro projeto do Eixo de Educação para introduzir na FACENS o movimento Maker e o conceito de prototipagem digital.

FabLab é um conceito surgido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), hoje presente em mais de 600 locais, interligados em rede, em cerca de 60 países. Cada Fab Lab é um local que reúne recursos para a fabricação digital de protótipos, incluindo ferramentas eletrônicas e softwares específicos. Entre os equipamentos disponíveis estão impressoras 3D, máquina de corte a laser, fresadora CNC, entre outros. O laboratório também conta com um gerente (Fab Lab Manager), Fab Gurus (como são denominados os técnicos especialistas em prototipagem, máquinas, softwares e processos, neste tipo de laboratório).

A inauguração do FabLab da Facens ocorreu em 19 de junho de 2015, sendo o primeiro Fab Lab do Brasil fora das capitais. 

No FabLab FACENS estudantes, educadores, empresas, profissionais, inventores, curiosos, e especialistas podem adquirir conhecimento, trocar experiências e utilizar equipamentos para materializar seus projetos e ideias.

Além de ser um laboratório inspirador com Softwares de modelagem 2D e 3D; Impressora 3D; Cortadora a Laser; Cortadora de Vinil; Fresadora CNC de Precisão; Fresadora CNC de grande formato; Eletrônica e Programação, o Fab Lab FACENS também oferece cursos e workshops e está disponível para alunos e comunidade, mediante agendamento. Com o intuito de democratizar o acesso a ferramentas de fabricação digital, o laboratório realiza o Open Day, todos os sábados, oferecendo acesso gratuito aos maquinários e ferramentas.

Conheça mais sobre o FabLab FACENS no site http://fablab.facens.br/