Sistema Solar Fotovoltaico

Compartilhar

Time

  • Professor Luiz Augusto Costa
  • Professor Thales Prini – Líder do Projeto
  • Aluno Filipo Di Angeli

Projetos Similares

Descrição

O Projeto Sistema Solar Fotovoltaico da Facens faz parte de um propósito maior da faculdade voltado para educação em Energias Renováveis, o qual visa difundir novas tecnologias de geração de energia limpa e renovável. O projeto foi desenvolvido para servir como um grande laboratório para que alunos e profissionais de toda a comunidade possam conhecer, projetar, aplicar e aprimorar conhecimentos na área de energia fotovoltaica, além de colaborar para a divulgação de uma tecnologia limpa e de grande importância para a geração de energia no país.

O Projeto do Sistema Solar Fotovoltaico foi elaborado considerando 3 tipos de sistemas de aplicação e hoje supre aproximadamente 16% do consumo de energia do campus:

Sistema On Grid: Fixo e interligado à CPFL (capacidade de geração: 50 kWp). O Sistema está entre as cinco maiores instalações em universidades no Brasil.

Sistema Tracker: Também interligado à CPFL, possui capacidade de 10 kWp e um sistema hidráulico de movimentação para obter o máximo de rendimento. É controlado por um CLP e será utilizado para experimentos e desenvolvimento de algoritmos para otimização da captação solar. Os sistemas On Grid + Tracker deverão gerar cerca de 15% do consumo de energia elétrica da Facens. O tracker é movido por um sistema hidráulico e é o primeiro do Brasil a utilizar esta tecnologia.

Sistema Off Grid: Composto por três tecnologias de placas fotovoltaicas (capacidade de geração: 3 kWp), armazena a energia gerada em baterias. Servirá como laboratório para pesquisa e desenvolvimento.

Laboratório de Energia Solar: Sistema didático completo com equipamentos e softwares para a realização de experiências e treinamentos para alunos e comunidade.