House FACENS

Time

• Professora Karina Leonetti Lopes – Coordenadora do Eixo Urbanização e Líder do Projeto
  • Aluno Claudio Augusto Cartabiano Leite
  • Aluna Flávia Castilho Sabino Gara
  • Aluno Felipe Gabriel da Silva
  • Aluna Giovanna Saez Mella
  • Aluna Graziele da Silva Mendes
  • Aluna Jessica Andrade
  • Aluno Kenji Glauco Sakuma
  • Aluno Luiz Eduardo Pires de Oliveira
  • Aluna Maria Carolina Xavier da Silva
  • Aluna Mariana de Lurdes Palmeiras
  • Aluno Matheus Alves Marcondes dos Santos
  • Aluno Renan Pacheco
  • Aluna Sarah Fernandes

Projetos Similares

Conceito

A HOUSE FACENS é um projeto que visa o estudo/busca de uma solução de habitação de interesse social que aplique inovações tecnológicas de baixo custo, que seja sustentável, escalável, replicável e financiável.

A solução construtiva concebida é simples, de fácil replicação e permite que painéis modulares sejam utilizados por famílias para que possam efetuar a construção de suas habitações, por meio de mutirões, reduzindo o problema da baixa qualificação da mão de obra.

·         Material Construtivo

A House FACENS foi concebida para permitir a utilização de diversos materiais construtivos, no protótipo do projeto é demonstrado o uso da madeira (woodframe) e aço (steelframe), porém, é possível utilizar outros materiais, tais como: concreto, CLT (Cross-Laminated Timber) , bem como, sistemas híbridos.

·         Processo Produtivo

A solução construtiva desenvolvida permite a industrialização da construção e, portanto, alta produtividade, possibilitando também o trabalho em regime de mutirão, envolvendo a comunidade.

·         Arquitetura e Estrutura

A arquitetura e a estrutura da HOUSE FACENS foram concebidas para atender as exigências do programa “Minha Casa Minha Vida”, com fácil adaptação para expansões futuras.

A HOUSE FACENS aplica soluções  tecnológicas de baixo custo que visam eficiência energética e economia de água, tais como:

·         Smart Bath

A House FACENS conta com um sistema de reuso de água cinza de baixo custo, aproveitando a água utilizada no lavatório para alimentar a bacia sanitária.

·         Horta Vertical Automatizada

Um sistema de automação da horta vertical visa manter o nível de umidade necessária para as hortaliças, bem como, ser uma solução simples e barata para residências que não tenham espaços horizontais para desenvolverem suas hortas.

·         Iluminação inteligente

Por meio de sensores, a iluminação reage ao ambiente fornecendo somente a luminosidade necessária.

·         Chuveiro Inteligente

Relaciona a umidade do ar com a temperatura do chuveiro, reduzindo o consumo de energia.

·         Tomada Inteligente

A tomada inteligente pode ser ativada e desativada remotamente, por meio de um aplicativo inteligente.

·         Mini Gerador Hidráulico

Através do fluxo de água presente na tubulação hidráulica este equipamento promove a geração de energia elétrica.

·         Tubo de Luz

A HOUSE FACENS contará com um tubo que capta a luz solar e transfere a luminosidade para o ambiente interno.

·         Aplicativo HOUSE FACENS

A casa é integrada a um aplicativo que possibilita ações remotas de monitoramento e controle. Também possibilita a apresentação, de forma interativa, das soluções que integram o projeto, bem como, promove a educação ambiental de forma lúdica e intuitiva, estabelecendo uma experiência diferenciada dos moradores com a casa.